NOVO IMORTAL - Abílio Wolney assume a cadeira número 9 na Academia Goiana de Letras

NOVO IMORTAL - Abílio Wolney assume a cadeira número 9 na Academia Goiana de Letras

O tocantinense de Dianópolis, e Juiz de Direito de Goiânia, Abílio Wolney Aires Neto, foi eleito novo imortal da Academia Goiana de Letras (AGL). Autor de 15 livros, ele vai ocupar a cadeira número 9, anteriormente pertencente ao escritor Bariani Ortêncio

Compartilhe este conteúdo:

 

Abílio é imortal da Academia de Letras de Anápolis e é um dos seus fundadores (Foto: Acervo pessoal)

Da redação da Cerrado Editora e Comunicação

O tocantinense de Dianópolis, no sudeste do Tocantins,  Abílio Wolney Aires Neto, foi eleito novo imortal da Academia Goiana de Letras (AGL). Autor de 15 livros, ele vai ocupar a cadeira número 9, anteriormente pertencente ao escritor Bariani Ortêncio.

Filho da poeta Irany Wolney, Abílio carrega o nome de seu avô, que foi deputado, jornalista e protagonista de um episódio dramático da história goiana. Este evento é narrado em detalhes no livro "No Tribunal da História", onde Abílio resgata a trágica história do "Barulho do Duro", destacando os desafios enfrentados por sua família no turbulento cenário político de Goiás em 1919, dominado por coronéis como os Caiados.

A chacina que vitimou membros do clã Wolney foi tema do clássico "O Tronco", de Bernardo Élis. No entanto, foi nas obras de Abílio Wolney que os eventos ganharam uma narrativa mais detalhada e profunda. Seu avô, Abílio Wolney, enfrentou bravamente a polícia dos Caiados em São José do Duro, dizendo: "Prefiro abandonar tudo quanto possuo ou morrer lutando, a entregar-me à polícia do meu Estado e morrer com o pé no tronco."

Essa tragédia ocorreu durante um período de intensa luta contra o coronelismo no Brasil recém-republicano. A rixa acirrada entre Totó Caiado, seu cunhado Eugênio Jardim, e Abílio Wolney culminou quando o governo tentou tomar as terras de uma viúva, que eram protegidas pelo avô de Abílio.

Para saber mais

Para os interessados em aprofundar-se nessa história, o livro "No Tribunal da História", escrito por Abílio Wolney e Zilmar Wolney Aires Filho, é uma leitura recomendada.

Abilio Wolney Aires Neto: Um destacado nome da literatura e Justiça em Goiás

Abilio Wolney Aires Neto é uma figura proeminente no cenário cultural e jurídico de Goiás. Nascido em 7 de outubro de 1963, Abilio mudou-se para Goiânia em 1989 para cursar Direito na Universidade Católica de Goiás. Sua trajetória profissional abrange carreiras no Ministério Público e na Magistratura, onde atuou em diversas cidades do interior goiano antes de se estabelecer na capital goiana em dezembro de 2010.

Aos 58 anos, Abilio é um historiador, poeta, cronista e apresentador. Ele ocupa várias cadeiras em entidades literárias prestigiosas, como o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), a União Brasileira de Escritores (UBE) e a Academia Goianiense de Letras (AGnL), entre outras.

Reconhecimento e Premiações

Abilio recebeu inúmeras honrarias ao longo de sua carreira. Destacam-se o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Goiânia, recebido em 2013 e 2017, o Troféu Literário Darci Ribeiro em 2019 e 2021, e o título de Cidadão Honorário de várias cidades, incluindo Águas Lindas de Goiás e Anápolis.

Produção Literária

Sua vasta obra literária inclui a coleção "O Barulho", com cinco livros que exploram a história ficcional e real do interior brasileiro. Algumas das suas publicações mais notáveis são:

"O Duro e a Intervenção Federal – Relatório ao Ministro da Guerra" (2006)

"No Tribunal da História" (2003, 2ª ed. 2009)

"O Diário de Abilio Wolney" (2003, 2ª ed. 2009, 3ª ed. 2019)

"A Chacina Oficial" (2012, 2ª ed.)

"A Cidade de Ana – Anápolis" (2017)

Além de livros impressos, Abilio publicou obras em formato digital, como "Poemas da 9ª Hora" (2020) e "Prosas Diversas" (2021). Ele também colaborou com várias coletâneas e revistas literárias, incluindo homenagens a Cora Coralina e entrevistas sobre literatura tocantinense.

Abílio concede entrevista ao lado do busto de seu avô, em Dianópolis (Foto: Acervo pessoal)

Carreira acadêmica e jurídica

Abilio é Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás e Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Ele também possui um MBA em Gestão do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Goiás.

Com 22 anos de carreira como Juiz de Direito da 9ª Vara Cível de Goiânia e oito anos como Promotor de Justiça, Abilio também foi professor universitário por 10 anos, lecionando diversas disciplinas de Direito. Foi orientador de monografias e recebeu homenagens como nome de turma, padrinho e patrono de formandos.

Contribuições culturais

Além de sua atuação jurídica e acadêmica, Abilio Wolney Aires Neto é um ativo promotor da cultura goiana. Ele é membro honorário do Gabinete Litterário Goyano, fundado em 1864, e foi um dos fundadores da Academia de Letras de Anápolis (ANALE). Sua influência e trabalho foram fundamentais para a promoção e preservação da história e literatura da região.

Abilio Wolney Aires Neto é um exemplo de dedicação à justiça e às letras, deixando um legado significativo nas áreas em que atua. Sua vida e obra continuam a inspirar novas gerações de juristas e escritores em Goiás e além.

 

Abílio Wolney Neto (Foto: Acervo pessoal)

Nota editor: O Dr. Abílio Wolney Aires Neto é uma figura de destaque do antigo norte de Goiás, hoje Tocantins, sendo uma inspiração nas áreas da Literatura, Política, Direito, artes e muitas outras atividades da sociedade. Com profundo amor e admiração por seu avô, de quem herdou inteligência, coragem e determinação, ele resgata a verdadeira história de sua terra natal e de seus conterrâneos. Fiquei profundamente honrado com o prefácio que ele escreveu para o meu livro "O Homem Abílio Wolney" - já em segunda edição -, um texto tão belo que me arranca lágrimas todas vezes que o leio. Ao Abílio, meu confrade nas esferas da Fé, Ciência, Religião e Filosofia, expresso meus mais sinceros sentimentos de alegria e admiração por seu sucesso nas carreiras do Direito, Literatura e outras áreas do conhecimento humano. (Antônio Oliveira)

 

#AbilioWolney #AcademiaGoianaDeLetras

#LiteraturaGoiana #HistóriaDeGoiás

#CulturaGoiana #NovoImortal #BarulhoDoDuro

#HistóriaBrasileira #LiteraturaBrasileira

 

Compartilhe este conteúdo:

 Receba Novidades